terça-feira, 6 de julho de 2010

Bikes em Copenhage

É... As magrelinhas estão se impondo cada vez mais nos grandes centros urbanos!
E, pelo jeito, estão dando conta do recado! Em Copenhague, cada vez mais gente vai à escola ou ao trabalho de bicicleta. Essa moda está pegando 'de bom jeito', a saúde e o bem estar da população.

Dá só uma ouvida no podcast da Deutsche Welle: "Copenhague dá exemplo de atitude sustentável".

Foto: El País. Extraída de www.veiculoelétrico.org 


O site 'Veículo Eletrico' traz notícias sobre consumo e geração inteligente de energia. 
Na interessante matéria intitulada 'Dinamarca encontra um modelo que permite o crescimento do PIB, mas não o consumo', a subdiretora da Agência Dinamarquesa de Energia, Anne Hogge Simonsen é a entrevistada.


Quando ela era criança, era proibido  usar o carro aos domingos, por causa da crise do petróleo dos anos 1970. “Não é que sejamos bons em Produzir energia. Também o somos em não consumi-la”. Os números são impressionantes: “O PIB cresceu 78% e nossa demanda de energia é a mesma que em 1980 e não importamos nada”. Suas emissões caíram 8,4% desde 1990, e chegar à meta de 21% em 2012, é um novo desafio.
O tipo de consumo mais complicado de administrar é o do transporte. "Os impostos que incidem sobre os carros, são de 75% . Com essa verba, são construídas ciclovias", explica Simonsen. O resultado é um formigueiro constante de bicicletas. Em Copenhague, senhores, senhoras, jovens e crianças andam de bicicleta prá cima e pra baixo, faça, chuva, faça sol ou caia neve. Metade dos habitantes segue pedalando! 
A própria Anne assim percorre  8 quilômetros de casa até o trabalho diariamente. “Demora meia hora, porque não corro para não chegar muito acalorada. De carro, com tráfego, são 25 minutos. Ou seja, praticamente, não faz diferença.”

Com mais  bicicletas do que habitantes, Copenhague já conta com 329 km de ciclovias !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário