terça-feira, 11 de novembro de 2008

Alta Velocidade

Entusiasmado com o trem de alta velocidade de Madrid, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva anunciou em Setembro de 2007 uma licitação para o projeto do ‘trem-bala’, que deverá ligar as cidades de São Paulo Rio de Janeiro e Campinas, interligando inclusive os aeroportos de Cumbica, Galeão e Viracopos. A viabilidade econômico-financeira do TAV (Trem de Alta velocidade) ainda está sendo analisada pelo BNDES.

Enquanto isso, em Taiwan o trem já cruza a ilha de norte a sul em cerca de 90 minutos, a 300 Km/ hora! O colosso de mais de 600 toneladas, foi implantado pela Deutsche Bahn. Os trens ainda são conduzidos por pilotos alemães até que taiwaneses sejam suficientemente treinados para, eles próprios, pilotarem o veículo terrestre mais rápido do mundo!
O ‘Shinkansen 3’, como é chamado, é um exemplo de tecnologia avançada de mobilidade que poderíamos mesmo, ter aqui no Brasil. Mas não basta a vontade política do nosso Presidente. Será preciso investir em educação e treinamento em grau elevado dos nossos condutores, além de infra-estrutura de engenharia para a construção e manutenção das linhas-férreas, e de estações de trem para receber os milhares de passageiros que cabem em vagões deste tipo de meio de transporte. Isto sem falar na própria malha ferroviária de trens menores e do próprio Metrô que, com mais linhas e integradas a outros meios, já aliviariam bastante o sufoco do dia-a-dia de nós paulistanos e cariocas...!

Assista uma matéria do programa Made in Germany da Deutsche Welle sobre o ‘Shinkansen 3’ e as ações internacionais da ‘Deutsche Bahn’. Para aqueles que não entendem alemão, fiz um resumo da reportagem, ok?! :-)

Deutsche Bahn – novos Negócios no Exterior
Duração: 6‘13“

Reportagem: Michael Altenhenne
Câmera: Paco Furio
Edição: Michael Altenhenne


Andreas Krambeer é um dos pilotos alemães que trabalham para a DB International. Antes de iniciar sua jornada de trabalho, ele precisa assoprar no bafômetro, pois ninguém opera trens como o ‘Shinkansen 3’ com álcool no sangue. A responsabilidade é a mesma da de um piloto de avião e é preciso muita experiência para conduzir esta nave que pesa 600 toneladas e transporta mais de 1000 passageiros a 300 Km/hora. O condutor deve ter um conhecimento razoável do funcionamento desta máquina para ser capaz de resolver imprevistos com segurança e tranqüilidade.

Além de ter concebido todo o trajeto de alta velocidade, os alemães também ministram cursos de formação dos funcionários taiwaneses e fazem a supervisão nos trens. Assim, todo jovem condutor é acompanhado por um piloto experiente que controla cada um de seus movimentos, até que esteja seguro o suficiente para assumir o posto sem precisar de auxílio.

Tai-Pei está com vários projetos ferroviários em andamento. Por conta disso, Ernst Schraud (gestão ‘Ásia’ – 'DB International') pretende garantir investimentos de valor agregado com o know-how da 'Deutsche Bahn', como a estação de Dresden e a estação central de Berlin. Esta, com 15.000 m² de área, fatura alto com a locação de espaços comerciais.

Segundo o Gerente da 'DB International', Martin Bay, a arrecadação do trânsito ferroviário somada à das estações de trens, promete ser um excelente negócio, cujo know-how a 'DB International' já está expandindo mundialmente por meio de seus inúmeros novos projetos.

Seria maravilhoso se a 'Deutsche Bahn International' também implantasse projetos deste tipo aqui no Brasil ! Mas sobre isto, escrevo outro dia...

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